Cão Traz Benefícios Pedagógicos e Emocionais para Colégio

Um cão no ambiente escolar! O ambiente escolar é sempre vibrante e tem uma agitação natural, de alunos aprendendo e interagindo. O Colégio Adventista do...

Cão adestrado traz benefícios pedagógicos e emocionais para o ambiente escolar

Golden retriever Missy interage com alunos

Um cão no ambiente escolar! O ambiente escolar é sempre vibrante e tem uma agitação natural, de alunos aprendendo e interagindo. O Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, trouxe para o convívio com seus alunos – crianças e adolescentes – a golden retriever Missy, raça considerada uma das melhores para a companhia dos seres humanos. Missy é uma cachorrinha adestrada, agora mascote oficial do Colégio, que passa a ter contato permanente com os estudantes.

Um cão no ambiente escolar! O ambiente escolar é sempre vibrante e tem uma agitação natural, de alunos aprendendo e interagindo. O Colégio Adventista do...

A professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e diretora do Colégio Adventista do Taquaral, afirmou que a mascote ajuda na questão socioemocional com os alunos. “No dia a dia a mascote ajuda a trabalharmos o foco, a concentração e o equilíbrio das crianças. Isso ajuda na questão pedagógica da criança. Quando a criança nas séries iniciais aprende a ler e escrever, ela precisa trabalhar o seu emocional, a ansiedade que tem para todo esse processo de mudança. A Missy entra nesse processo interagindo com as crianças”.

Alunos – crianças ou adolescentes – podem ter uma timidez natural na convivência com seus colegas, professores e funcionários e outros alguma dificuldade por exemplo com leitura. Quando esse estabelecimento de ensino traz um animal adestrado para essa convivência, alguns benefícios são sentidos.  A Missy foi adestrada pela profissional Camila Nogueira.

Um cão no ambiente escolar! O ambiente escolar é sempre vibrante e tem uma agitação natural, de alunos aprendendo e interagindo. O Colégio Adventista do...

A diretora Roberta citou outros benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade pela simples presença de um cão adestrado e com temperamento calmo traz aos alunos. Passar um tempo perto dele e acariciá-lo, libera hormônios ligados ao bem-estar, como a ocitocina e diminui o cortisol, ligado ao estresse. A presença de um cão pode melhorar a convivência no ambiente e auxilia as crianças e adolescentes a ter mais empatia e responsabilidade, já que é preciso prestar atenção aos “sinais” que o animal emite – sabendo se está bem ou não, por exemplo.

Um cão no ambiente escolar também pode contribuir para um ambiente mais engajado, mais positivo e propício ao desenvolvimento dos alunos, criando laços afetivos, trazendo um bem-estar emocional e enriquecendo o aprendizado.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.