Cão adestrado traz benefícios pedagógicos e emocionais para o ambiente escolar
Golden retriever Missy interage com alunos
Um cão no ambiente escolar! O ambiente escolar é sempre vibrante e tem uma agitação natural, de alunos aprendendo e interagindo. O Colégio Adventista do Taquaral, em Campinas, trouxe para o convívio com seus alunos – crianças e adolescentes – a golden retriever Missy, raça considerada uma das melhores para a companhia dos seres humanos. Missy é uma cachorrinha adestrada, agora mascote oficial do Colégio, que passa a ter contato permanente com os estudantes.
A professora Roberta Guimarães, pedagoga, mestre em Educação e diretora do Colégio Adventista do Taquaral, afirmou que a mascote ajuda na questão socioemocional com os alunos. “No dia a dia a mascote ajuda a trabalharmos o foco, a concentração e o equilíbrio das crianças. Isso ajuda na questão pedagógica da criança. Quando a criança nas séries iniciais aprende a ler e escrever, ela precisa trabalhar o seu emocional, a ansiedade que tem para todo esse processo de mudança. A Missy entra nesse processo interagindo com as crianças”.
Alunos – crianças ou adolescentes – podem ter uma timidez natural na convivência com seus colegas, professores e funcionários e outros alguma dificuldade por exemplo com leitura. Quando esse estabelecimento de ensino traz um animal adestrado para essa convivência, alguns benefícios são sentidos. A Missy foi adestrada pela profissional Camila Nogueira.
A diretora Roberta citou outros benefícios, como a redução do estresse e da ansiedade pela simples presença de um cão adestrado e com temperamento calmo traz aos alunos. Passar um tempo perto dele e acariciá-lo, libera hormônios ligados ao bem-estar, como a ocitocina e diminui o cortisol, ligado ao estresse. A presença de um cão pode melhorar a convivência no ambiente e auxilia as crianças e adolescentes a ter mais empatia e responsabilidade, já que é preciso prestar atenção aos “sinais” que o animal emite – sabendo se está bem ou não, por exemplo.
Um cão no ambiente escolar também pode contribuir para um ambiente mais engajado, mais positivo e propício ao desenvolvimento dos alunos, criando laços afetivos, trazendo um bem-estar emocional e enriquecendo o aprendizado.

Gilberto Vieira de Sousa é Jornalista (MTB 0079103/SP), Técnico em Sistemas de TV Digital, Fotografo Amador, Radioamador, idealizador e administrador dos sites GibaNet.com e cotajuridica.com.br, Redator no Programa Lira em Pauta, Editor da Revista Konect Brazil e do site Assessoria Animal