Carla Maion na Pet South America 2023

Carla Maion - A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma...

A Pet South America é atualmente a principal feira de negócios do ramo Pet na América Latina, onde é promovido o encontro de fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas

A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma infinidade de novos negócios fechados e parcerias consolidadas.

No evento eu conversei com a Dra. Carla Maion, Ela é Médica Veterinária com especialização em nutrição. Faz atendimento clínico especializado em nutrição de cães e gatos em diversas clínicas veterinárias e hospitais de referência da Grande São Paulo e cidades do interior paulista, além de prestar consultorias a empresas da área de nutrição de pets.

Formou-se na faculdade de Medicina Veterinária pela UNESP em Botucatu em 2009, e atua como nutricionista veterinária no segmento de nutrologia e nutrição clínica desde 2010. Sua atuação oferece dietas e suplementações seguras, comerciais ou caseiras (naturais) com informação e embasamento científico.

Ministra palestras em instituições de pós-graduação importantes, congressos e eventos relacionados. Coordena e apresenta o Congresso Paulista de Especialidades (CONPAVET) desde 2011 através da Sociedade paulista de Medicina Veterinária (da qual é diretora na atual gestão).

Conheci a Dra. Carla Maion através do amigo Jornalista Thiago Paes, a quem deixo público meu agradecimento.

Carla Maion - A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma...
Carla Maion, Médica Veterinária especialista em nutrição de pets

Acompanhe a seguir parte da conversa com a Dra. Carla Maion

1 – Assessoria Animal – O que te levou a escolher a Medicina Veterinária?

Dra. Carla Maion – Sempre gostei de animais. Na academia escolhi pequenos animais e a partir deste ponto despertei o interesse em saber a composição dos alimentos e formulação. Entendi que, se nossa saúde começa pela boca, a saúde dos animais também segue o mesmo princípio. Fui em buscar do conhecimento necessário para atuar na área de nutrição animal e posso afirmar que com um trabalho sério e bem feito podemos tratar e prevenir diversas doenças, promover saúde através da boa alimentação.

2 – Assessoria Animal – Qual o principal objetivo da orientação nutricional?

Dra. Carla Maion – Com base nas características de cada paciente, encontrar o equilíbrio dos nutrientes, promovendo assim saúde, qualidade de vida e longevidade.

3 – Assessoria Animal – Para animais que pareçam saudáveis, é necessária a visita ao veterinário?

Dra. Carla Maion – Sim. O ideal é levar o pet ao veterinário a cada seis meses ou no mínimo uma vez ao ano.

4 – Assessoria Animal – Na área nutricional quais são os problemas de saúde mais comuns em pets?

Dra. Carla Maion – Hoje em dia os problemas mais comuns na área nutricional sem dúvida é a obesidade.

5 – Assessoria Animal – E quais são os principais motivos da obesidade nos pets?

Dra. Carla Maion – As causas mais comuns são, os animais estão comendo muito e não estão gastando a energia acumulada, ou seja, o animal tem acesso a excesso de alimento, petiscos e outros e tem uma vida sedentária. Além dos casos onde há doenças renais, diabéticos, oncológicos, pacientes com perda de massa magra, animais com doenças crônicas mais avançadas, distúrbios de digestão entre uma gama ampla de causas e fatores que devem ser estudados caso a caso.

Em animais saudáveis o mais comum é o excesso de alimentos e sedentarismo.

Carla Maion - A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma...

6 – Assessoria Animal – Quais os problemas trazidos pela obesidade?

Dra. Carla Maion – Dores articulares, dores em atividades simples como descer uma escada ou subir em um sofá, dores ao brincar, cansaço e dificuldade em respirar nos dias quentes, risco de adquirir doenças que não acometem animais que mantém o peso ideal.

7 – Assessoria Animal – Seguir as instruções das embalagens de ração é suficiente para se evitar a obesidade?

Dra. Carla Maion – É um ponto de partida, porém o ideal é individualizar a dieta, buscar um profissional que faça os ajustes necessários para cada animal. O profissional levará em conta a idade, nível de atividade física, porte, comorbidades, se tem o aparelho reprodutivo ou não, enfim, os ajustes têm como finalidade o peso equilibrado para cada realidade.

8 – Assessoria Animal – Nestes ajustes a raça também e considerada?

Dra. Carla Maion – Sim. Cada raça tem suas características. Cada raça tem atividades diferentes. Por exemplo: um Border Collie é um animal de trabalho, um animal hiperativo e se ele não tiver respeitada a sua demanda por atividade, ficará obeso. É praticamente inaceitável ter um Border Collie obeso, porém acontece em animais criados indoor, em apartamentos.

Os animais de raças mais ativas, quando privados de sua necessidade de atividades físicas, perdem o equilíbrio emocional, ficam ansiosos e descontam no prato, comendo mais que o necessário.

Outro problema recorrente é o tutor que oferece alimento errados, na hora errada.

9 – Assessoria Animal – Percentualmente, quanto os petiscos podem influenciar negativamente na saúde dos pets?

Dra. Carla Maion – 100%. Na realidade os petiscos são um grande atrativo para promover a relação afetuosa entre tutores e pets. Porém, os petiscos são uma armadilha para a saúde.

Os petiscos, quanto mais fáceis de quebrar, mais gordurosos e calóricos são. Para comparação, uma torrada, que você tem mais dificuldade em quebrar por ser mais dura, tem menos gordura, enquanto um croissant é bem mais macio, mais fácil de partir por ter mais gordura.

Hoje os petiscos mais gostosos são mais gordurosos, ou seja, mais calóricos.

O ideal é eliminar definitivamente os petiscos.

Carla Maion - A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma...
Dra. Carla Maion é Médica Veterinária com especialização em nutrição animal

10 – Assessoria Animal – Dar ossos, é saudável ou prejudicial à saúde dos pets?

Dra. Carla Maion – Este é um assunto que sempre causa controvérsia. A Associação Brasileira de Odontologia Veterinária não recomenda acesso a ossos, nem para recreação, nem para higienização dos dentes. Não apenas a Associação de Odontologia, mas também as entidades de nutrição veterinária, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, os colégios europeus e americanos. Todos criticam o acesso de ossos aos animais, por risco de fratura dentária, desgaste excessivo dos dentes, ingestão de fragmentos, lesão de todo sistema digestivo pela ingestão de fragmentos. Colocando na balança os benefícios e riscos, não encontramos benefícios que valha o risco.

Vale lembrar que os alimentos ricos em matéria mineral ou farinha de ossos, são os alimentos mais baratos. Aqueles que chegam a custar de R$ 2,00 a R$ 3,00 o quilo do alimento. Estes alimentos têm alta quantidade de matéria mineral, alta adição de farinha de ossos e a digestão destes alimentos é muito baixa. O animal consome 100gr e defeca 90gr, ou seja, este animal não está absorvendo nutrientes necessários para manter sua saúde.

Quando o tutor oferece ossos aos seus cães, ele piora a digestão dos animais, ou seja, mesmo que o tutor ofereça uma ração super premium, com o acesso aos ossos se elimina os benefícios provenientes de uma ração de qualidade.

11 – Assessoria Animal – Deixar alimento a vontade disponível para os pets pode ser prejudicial?

Dra. Carla Maion – Alimentação a vontade é uma atitude que não é recomendável, mesmo sabendo que muitos tutores passam o dia inteiro fora, trabalhando e estudando. No caso de não ter alguém disponível para alimentar o pet no horário correto, tem que ao menos ser observada a quantidade correta de alimento para o consumo diário.

Quando temos mais de um animal no mesmo ambiente, pode ocorrer de um animal comer mais que o outro e neste caso é recomendado que o tutor de comida nos horários que ele estiver por perto, por exemplo, antes de sair para o trabalho e ao retornar para o lar.

Além disso, a ração exposta durante o dia pode atrair vetores como mosquitos, formigas, pode também ser contaminado. Por exemplo: o animal após beber água vai comer e ele molha a ração, que pode iniciar um processo de bolor ou pode azedar, oxidar.

12 – Assessoria Animal – No caso da disposição de água?

Dra. Carla Maion – Água a vontade, fresca, limpa, filtrada, igual a que nós consumimos. Existe um calculo para a quantidade ideal de água que o animal tem que ingerir, mas um bom marcador é a cor da urina. A urina tem que ser um amarelo bem claro. Quando está amarelo escuro é sinal que o consumo de água está insuficiente e pode acarretar em doenças urinárias. Quando está incolor, tem alguma coisa errada e é recomendável que se procure um médico veterinário para uma avaliação.

13 – Assessoria Animal – No caso de doenças silenciosas, como hipertensão e diabetes, quais os sinais que o tutor pode observar para saber que há algo errado?

Dra. Carla Maion – No caso da diabetes nós dizemos que são quatro Ps de sinais clínicos.

O primeiro é Poliúria, que é o excesso de urina.

O segundo é Polidipsia, que consiste em beber muita água. São dois sintomas que trabalham juntos, ou seja, bebe muita água porque faz muito xixi.

O terceiro é a Polifagia, que é fome exagerada, muito acima do normal.

E o último é a Perda de peso. Embora estejam se alimentando, o emagrecimento é agudo e rápido.

Outro fator que pode ser identificado pelo tutor é a urina começar a atrair abelhas e formigas.

14 – Assessoria Animal – Quais outras doenças que mostram sinais de alerta ao tutor?

Dra. Carla Maion – O primeiro sinal de que há algum problema de saúde, dor ou desconforto é a perda de apetite. Outro sinal é quando o animal começa a dormir além do habitual. Ficar mais quieto que o normal também pode ser um sinal importante.

Carla Maion - A edição de 2023 reuniu as soluções, produtos e serviços do mercado pet, em um evento que durou 3 dias, trazendo além de muitas novidades para o setor, uma...
Dra. Carla Maion é Médica Veterinária com especialização em nutrição animal

15 – Assessoria Animal – Qual impacto na saúde do animal as dietas com alimento preparado pelos tutores?

Dra. Carla Maion – As dietas caseiras, dietas naturais ou dietas coadjuvantes, que chamamos de dietas não convencionais ou dietas não industrializadas, para serem saudáveis e eficientes precisam da orientação de um profissional para ajustar os nutrientes e fazer o balanceamento do que é necessário para a alimentação do animal, como minerais e vitaminas nas quantidades corretas.

16 – Assessoria Animal – Há pessoas que optaram pela dieta vegana e acreditam que este tipo de dieta é saudável também para seus pets. A saúde do pet pode ser prejudicada por este tipo de dieta?

Dra. Carla Maion – O primeiro ponto a ser levado em consideração é que cães e gatos têm necessidades proteicas animais. E apenas neste item já cai por terra a possibilidade de uma vida saudável com alimentação vegana.

O segundo ponto é que eles têm necessidades diferentes da nossa e que devem ser acima de tudo, respeitadas.

Os gatos são animais carnívoros essenciais, não podem em absoluto ficar sem proteína de origem animal. E os cães até podem ficar, mas apenas se as suas necessidades proteicas animais e aminoácidos forem substituídas de maneira sintética.

O ideal é que se mantenha uma dieta proteica animal, que tem valores nutricionais muito bons para os pets.

Caso não sejam garantidos os requisitos mínimos da alimentação, podemos causar problemas irreversíveis e até levar o pet a óbito.

Dentre estes podemos citar problemas cardíacos, oftálmicos, problemas de crescimento, problemas imunológicos, ou seja, não é para ser feito.

Se for necessário utilizar alguma proteína vegetal, como vemos em algumas rações de uso clínico terapêuticos, a administração deste alimento deve ser acompanhada por um profissional veterinário.

17 – Assessoria Animal – O leite industrializado é um bom alimento para cães e gatos?

Dra. Carla Maion – Os cães e gatos são mamíferos e assim como os humanos eles tem a fase de amamentação. Após a fase de amamentação teoricamente nenhum mamífero precisa de leite. Na fase adulta o leite pode ser um potencial inflamatório e muitos médicos não aconselham que consumamos lácteos na fase adulta. No caso dos cães e gatos, eles podem tolerar o leite em variáveis graus e alguns não toleram. Caso opte por dar leite para os pets, eu aconselho que utilize sem lactose, pois a lactose é um açúcar que temos dificuldade na digestão após o término da fase da amamentação.

Os gatos gostam muito e toleram melhor o leite. É uma forma deles tomarem líquido, mas não é mais uma opção tão comum como já foi no passado.

18 – Assessoria Animal – Qual dica você deixa para que os tutores mantenham seus pets da forma mais saudável possível?

Dra. Carla Maion – São muitas formas, mas a principal é manter uma rotina de boa alimentação, dentro do possível de marcas conhecidas e idôneas;

manter hábitos de atividade física, mesmo com a nossa tradicional vida corrida, é necessário tirar um tempinho diariamente para exercitar o pet;

levar o pet ao veterinário periodicamente, ao menos uma vez por ano;

e lembrar que a nutrição é a melhor aliada da saúde do animal.

19 – Assessoria Animal – Um animal que o tutor considere totalmente saudável, também deve ser levado periodicamente ao veterinário?

Dra. Carla Maion – Sim, ao menos uma vez por ano, embora o ideal seja, para animais saudáveis, a cada seis meses.

20 – Assessoria Animal – Para quem quiser lhe contratar para palestras, consultorias e lhe convidar para eventos, quais os contatos?

Dra. Carla Maion – Minha rede social é o vet@nutri, o telefone de contato comercial é o 11 9 5838-2577

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.