Deficiência de vitamina B2 na alimentação prejudica o crescimento de animais

Deficiência de vitamina B2 na alimentação prejudica o crescimento de animais

União Europeia suspende aditivo específico, a vitamina B2, por estar fora das regulamentações adequadas para Organismos Geneticamente Modificados

Assim como os seres humanos, os animais necessitam de uma alimentação equilibrada que possa suprir todas as necessidades diárias do organismo.

Alguns nutrientes precisam de uma suplementação exógena para compor de forma balanceada a nutrição dos animais de alta produção, de acordo com cada espécie e fase de criação.

Dentre estes nutrientes, algumas vitaminas são comumente adicionadas às dietas, como a vitamina B2, que pertence ao grupo de vitaminas hidrossolúveis e está presente em todos os tecidos vivos.

Ela atua diretamente no metabolismo de vários sistemas enzimáticos, além de ser importante no transporte de elétrons da cadeia respiratória, metabolismo de aminoácidos, carboidratos e ácidos graxos.

Recentemente, a União Europeia suspendeu a comercialização de um aditivo específico, a vitamina B2, produzido a partir do Bacillus subtilis KCCM-10445, que é uma bactéria geneticamente modificada.

O produto estava fora das regulamentações exigidas por leis referentes aos GMOs (Organismos Geneticamente Modificados) e foi submetido a vários testes laboratoriais.

As exigências com relação à segurança alimentar são uma realidade crescente em todo o mundo e a busca por aditivos naturais que suprem as necessidades dos animais e humanos tem sido uma constante progressiva pelas indústrias, instituições de pesquisa e autoridades que visam garantir a saúde pública.

A vitamina B2, possui funções essenciais para a manutenção das células e tecidos, sendo sua deficiência prejudicial ao organismo dos animais.

De acordo com a zootecnista e Analista de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ICC Brazil, Liliana Longo Borges, a deficiência de vitamina B2 provoca crescimento retardado em animais jovens, apatia, falta de apetite e problemas nas mucosas.

“Alguns sintomas, entretanto, diferem de um animal para outro. Os cavalos, por exemplo, podem apresentar cegueira noturna periódica.

Em suínos, há inflamações cutâneas, diarreias e catarro intestinal, problemas de reprodução (alta mortalidade de fetos ou nascimentos prematuros) e de pele. Em aves, o sintoma mais característico é a paralisia dos dedos curvos que causa dificuldades de locomoção. Em matrizes ocorrem distúrbios de eclosão e problemas embrionários, sendo que a viabilidade dos pintos está relacionada à quantidade de vitamina na dieta das matrizes, e em poedeiras observa-se, ainda, redução da postura de ovos.

Em peixes de água doce, notam-se distúrbios nervosos, hemorragia na pele, olhos e nadadeiras, necrose das brânquias, cataratas, fotofobia e alta mortalidade”, diz a zootecnista, reforçando que quando a hipovitaminose é evidenciada, deve ocorrer uma revisão da formulação da dieta e suplementação da vitamina.

A ICC Brazil, empresa que apresenta soluções inovadoras que visam à saúde e o desempenho animal, além da segurança alimentar, possui uma alternativa para a suplementação da vitamina que é natural, segura e livre de transgênicos (GMO free), O StarYeast®, levedura seca inativa, é derivado da fermentação de melaço de cana-de-açúcar.

Além da alta palatabilidade, o StarYeast® apresenta excelente perfil nutricional, com alta concentração de vitaminas do complexo B.

Dentre essas vitaminas, está presente a B2, necessária para alimentação e exigências nutricionais dos animais.

 

Sobre a ICC Brazil

Há 25 anos, a empresa brasileira une pesquisa e biotecnologia, realizando estudos que comprovam os benefícios de aditivos à base de levedura em diversas espécies animais. Com um controle de qualidade rigoroso e acompanhamento em todas as fases de fabricação, fornece soluções inovadoras que visam à saúde e o desempenho animal, além da segurança alimentar. A ICC está presente em cerca de 50 países. http://www.iccbrazil.com/.

 

Informações à imprensa:

Deficiência de vitamina B2 na alimentação prejudica o crescimento de animais

1 thoughts on “Deficiência de vitamina B2 na alimentação prejudica o crescimento de animais

  1. Pingback: ICC Brazil participa do 3º Foro Andino de Mascotas - Assessoria Animal

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.