Instituto Pet Brasil divulga perfil completo das regiões brasileiras

Instituto Pet Brasil

Dados consolidados criam mapa estratégico de cada região. Para as empresas do setor, o perfil ajuda a compreender melhor demanda e oferta, entre outros dados

 

IPB reuniu números como quantidade de pet shops, estado com maior número de pets por região e outros números

O Instituto Pet Brasil divulga o perfil do mercado pet de todas as regiões do Brasil.
“A base consolidada refere-se ao ano de 2018, e traça um panorama fidedigno do mercado brasileiro, a partir desse tipo de análise é possível entender melhor as demandas do mercado e dos consumidores”.
comenta a diretora-executiva do IPB, Martina Campos

Os produtos e serviços desse setor atendem 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil. Ao todo, o mercado pet movimentou R$ 34,4 bilhões em 2018, alta de 4,6% em relação a 2017.

Já os dados referentes à produção de pet food foram contabilizados pela Abinpet – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. De acordo a entidade, o volume total de ração produzido em 2018 foi de 2,75 milhões de toneladas, e geraram um faturamento de R$ 7,6 milhões (FOB).

No entanto, o país tem capacidade instalada para superar e muito esse volume de produção. É o que explica o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França.
“Existe amplo espaço para crescimento, já que a indústria abastece somente 37% de todo mercado potencial. Mais de 60% dos pets brasileiros literalmente comem alimentação caseira, seja de preparo específico ou os restos da mesa”

Um dos entraves para se popularizar o consumo de ração é a alta carga tributária do setor. A cada R$ 1 pago pelo consumidor final, mais de R$ 0,50 são compostos por itens como ICMS e PIS/Cofins e IPI.

Veja os números do mercado pet por região:

• Norte – representa 6,30% da população pet total. Estado mais populoso é o Pará, com 3,10% dos pets do país, sendo que as aves são o tipo de animal de estimação mais populoso. A região tem cerca de 1.700 lojas que comercializam ração e acessórios para pet
Dados da Abinpet:
Volume da produção nacional de rações na região Norte: 4,3%
Faturamento em relação à venda de ração: 6%
• Nordeste – representa 21,4% da população pet total. O estado mais populoso é a Bahia, com 5,9% da população pet total. As aves são as mais populosas. A região tem cerca de 7.200 lojas que comercializam ração e acessórios para pets.
Dados da Abinpet:
Volume da produção nacional de rações no Nordeste: 4,83%

Faturamento em relação à venda de ração: 4,88%

• Centro-Oeste – representa 7,20% da população pet total. O estado mais populoso é Goiás, com 3% do total da população pet. Os cães são os mais numerosos, representando 4,20% da população total do país. A região tem cerca de 2.870 das lojas que comercializam ração e acessórios para pets.
Dados da Abinpet:
Volume da produção nacional de rações no Centro-Oeste: 10%

Faturamento em relação à venda de ração: 9,5%

• Sudeste – representa 47,4% da população pet total. O estado mais populoso é São Paulo, com 26,8% dos pets do país. No estado, o tipo de pet mais numeroso são os peixes, com 47,1% do total desse tipo de animal no Brasil. A região tem cerca de 22 mil lojas que comercializam ração e acessórios para pets.
Dados da Abinpet:
Volume da produção nacional de rações no Sudeste: 47%

Faturamento em relação à venda de ração: 45%

• Sul – representa 17,6% da população pet total. O estado mais populoso é o Rio Grande do Sul, com 7,1% dos pets do país. No estado, o tipo de pet mais numeroso são os cães, com 7,6% da população total desse tipo de animal no Brasil. A região tem cerca de 6.600 lojas que comercializam ração e acessórios para pets.
Dados da Abinpet:
Volume da produção nacional de rações no Sul: 18%

Faturamento em relação à venda de ração: 17%

Sobre o Instituto Pet Brasil

O Instituto Pet Brasil (IPB) nasceu em 2013 para estimular o desenvolvimento do setor Pet, composto pelos pilares criação, produtos e serviços para animais de estimação. A entidade lidera projetos de fomento ao conhecimento, ao empreendedorismo e à inovação, com o objetivo de profissionalizar toda a cadeia Pet. Nosso objetivo é construir um setor mais profissionalizado, e fortalecer a relação entre seres humanos e animais de estimação, que comprovadamente é benéfica para a saúde e o bem-estar de ambos.

O IPB disponibiliza informações relevantes para o setor, bem como promove a capacitação das empresas brasileiras, gerando mais competitividade e, com isso, serviços cada vez melhores para os nossos melhores amigos.

Mais informações:

(11) 3030-9404/9436

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